sexta-feira, 15 de maio de 2009

“Cabo Frio Cultura Viva” tem início no sábado

Será lançado neste sábado, dia 16 de maio, na Escola Municipal Achiles de Almeida Barreto, no bairro Porto do Carro, o projeto “Cabo Frio Cultura Viva”. O projeto, que tem como objetivo envolver artistas locais em apresentações diversas nas escolas e espaços públicos, ocorre das 10h às 20h, com a realização de oficinas culturais e apresentações de filme, música e dança.

De acordo com o coordenador municipal de Cultura, Guilherme Guaral, o projeto tem como objetivo “envolver toda a família e as comunidades locais em atividades que levem informação e também diversão a essas pessoas”. Na primeira edição, o projeto vai envolver oficinas culturais, das 10h ao meio-dia e das 14h às 16h. Das 16h às 18h, é a vez das crianças se divertirem com o “Cine Pipoca” que apresenta o filme “O Menino Maluquinho”. Das 18h às 20h, acontecem apresentações de dança, de cultura popular e um show com Oswaldo Guimarães. Toda a programação é gratuita e realizada pela secretaria de Turismo e Cultura, através da Coordenadoria de Cultura.

Ainda de acordo com Guaral, o projeto que terá o próximo sábado como laboratório, tem previsão para iniciar, efetivamente, em diferentes bairros do município, no mês de junho. Na última quinta-feira, dia 7, o coordenador reuniu cerca de 30 artistas de Cabo Frio em uma reunião no Teatro Municipal. Na ocasião, Guaral apresentou o projeto “Cabo Frio Cultura Viva” aos presentes e pediu a colaboração dos artistas em diferentes apresentações culturais.

Tamoios Cultura Viva - Na sexta-feira, dia 15, tem início no distrito de Tamoios o projeto “Tamoios Cultura Viva”. Uma espécie de “braço” do projeto principal, o de Tamoios contará com apresentações semanais com exposições diversas, shows musicais e de dança, exposição de artesanato, comercialização da gastronomia local, sessões de cinema, “contação” de histórias e declamação de poesias. Também está sendo estudada a possibilidade de realizar, aos domingos, atividades infantis.

Nesta sexta-feira, às 19h, será inaugurada a sala Chico Tabibuia - escultor autodidata e de fama internacional falecido em 2007- na Subprefeitura de Tamoios. Na ocasião, acontecerá exposição de artes plásticas, pequeno show musical e exposição de artesanato. Será oferecido um coquetel inaugural.


Viviane Teixeira

2 comentários:

Luiz Cláudio B. Dias disse...

Parabens pela simples e brilhante iniciativa da nossa Secretaria de Cultura que, certamente, atingirá seus objetivos - que são o de levar às comunidades da nossa querida Cabo Frio manifestações culturais variadas e entretenimento saudável, oferecendo ainda uma preciosa oportunidade para valorização das nossas artes e dos nossos artistas. E que tal possa ainda estimular talentos incipientes que venham, no futuro, somar-se aos tantos dos quais a nossa cidade é berço.
Luiz Cláudio B. Dias
Algodoal - C. Frio.

Guilherme Guaral disse...

Luiz, nós contamos com o apoio dos cidadãos da cidade para que os nossos Projetos deixem de ser sonhos e se transformem em realidade. Obrigado pelo incentivo e vamos juntos construir esse novo tempo na Cultura em Cabo Frio.